Dicas para o cabelo crescer (mais) depressa e saudável

by - 11:33

Para começar, esqueçam a ideia de terem o cabelão super longo em pouco tempo, por exemplo uma semana. As coisas precisam de tempo para se desenvolverem, e o cabelo é uma delas. O cabelo normalmente cresce um centímetro por meses, por isso se querem um cabelo longo e saudável, têm de dar tempo ao tempo.
Se achas que o teu cabelo demora muito a crescer, ou não notas qualquer crescimento à algum tempo, fica a saber que o não crescimento do cabelo pode ter a ver com distúrbios hormonais, ou até mesmo fatores externos que estejam a prejudica-los e a interromper esse crescimento.


  1. É muito importante beber água. Já todos sabemos que a ingestão de água tem imensos benefícios para o nosso corpo e pele, mas também para o cabelo. A água vai ajudar o corpo a libertar toxinas, e vai proporcionar-te um cabelo mais forte e hidratado.
  2.   Escovar o cabelo diáriamente. É muito importante escovar o cabelo todos os dias, não muitas vezes, basta uma vez ao dia. O ato de pentear o cabelo, faz com que a circulação sanguínea no couro cabeludo aumente, irrigando essa zona, fortalecendo os fios novos. Atenção: Não é aconselhável pentear o cabelo, quando este estiver molhado, pois os fios estão mais elásticos e partem mais facilmente, e se o cabelo estiver embaraçado, é importante usar um creme de pentear.
  3. Corte o cabelo a cada 6 a 8 semanas. Isto vai acabar por fazer com que o crescimento não seja tão aparente, mas vai fortificar os fios do cabelo dando-lhes espessura e corpo, por um cabelo fininho e fraco, mesmo que seja longo, não vi ter uma aparência muito bonita.
  4. Reduza a utilização de secador e modelador de cabelo, pois estes atingem temperaturas bastante altas, acabando por queimar os fios e fazendo com que estes partam mais facilmente e ganhem postas espigadas. Mas caso vá fazer utilização de algum aparelho deste género, aplique anteriormente um protetor térmico para o cabelo, e de seguida é bom passar um óleo nutritivo ou um sérum para as pontas.
  5. O tipo de alimentação que praticamos também é muito importante na saúde dos cabelos, dessa forma é importante fazer um consumo regular de proteínas, como ovos, peixe, legumes frescos, pois estas proteínas também vão ajudar a fortalecer os fios e fazem com que o crescimento destes seja mais acelerado. É claro que devemos ingerir todo o tipo de vitaminas que conseguirmos, não são só as proteínas.
  6. O couro cabeludo demora cerca de 24 horas a ficar completamente seco, dessa forma deve alternar entre um a dois dias entre as lavagens.
  7.  Não use demasiados produtos de modelação do cabelo. Gel, espuma, laca, etc. O uso excessivo destes produtos, não só enfraquece e secas os fios, como obstrui os folículos do couro cabeludo, interrompendo o crescimento do cabelo.
  8. Ao aplicar o champô, é bom massajar o couro cabeludo com as pontas dos dedos, isto não só aumenta a circulação na zona, que como referi anteriormente é bastante benéfico, mas também faz com que todos os restos de produtos aplicados anteriormente saiam e os folículos fiquem devidamente limpos e não entupidos.
  9. No verão é importante fazer uso de um protetor solar específico para o cabelo, pois os raios solares também estragam o cabelo, tal como a pele.
  10. Não durma de cabelo molhado. Dormir com o cabelo molhado danifica os fios de cabelo e “apodrece” as raízes do mesmo.
  11. É bom fazer mascaras de tratamento, para ajudar a devolver os nutrientes, que não conseguimos dar apenas com a alimentação.
  12. Não é aconselhável secar os cabelos depois do banho, com uma daquelas toalhas vulgares, o melhor é utilizar uma camisola de algodão, para não danificar tanto os fios, e em vez de “esfregar”, é aconselhável secá-lo “apertando” para tirar o excesso de água.
  13. Antes de lavar o cabelo e uma vez por mês, é aconselhável fazer uma humectação. Uma humectação é um dos passos do cronograma capilar (se quiserem posso fazer um post a explicar o que é) que é uma forma de dar os benefícios necessários ao cabelo, através da utilização de óleo. Podem utilizar, óleo de coco, óleo de rícino, azeite extra virgem, etc. (desde que seja um óleo extra virgem é usável). Aplicam o óleo em todo o cabelo, até que fiquem bem “molhado”, depois cobrem o cabelo com uma toca, e deixam atuar por uma hora e depois lavam normalmente com champô e condicionador.



     Bom amores, espero que tenham gostado do post, até à próxima,
     Adriana.

You May Also Like

3 comentários. Clique aqui para comentar!

  1. Não usar secador, muitos produtos para cabelo, concordo!
    Mas os genes têm muito a ver com o crescimento ou não. É como as pessoas magras e as menos magras. Tudo é genético.
    No entanto, bom post :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mena, sim os genes podem ter efetivamente alguma influencia na natureza do nosso cabelo, mas se tivermos estes cuidados, podemos "combater" alguns desses fatores.
      Ainda bem que gostas-te do post, e já sabes qualquer coisa, é só dizeres, e se quiseres ficar a par de todos os novos post, podes seguir o blog!
      Beijinhos ;)

      Eliminar
  2. É-me impossível escovar o meu cabelo todos os dias... Tenho que escová-lo sempre após o banho devido a tê-lo meio encaracolado e com volume... No entanto concordo com a maior parte dos tópicos que aqui apresentaste :)

    Beijinho *

    http://cristiana-tavares.blogspot.com - BLOG NOVO

    ResponderEliminar