Alimentos bons para o coração

by - 03:11

Hoje em dia, as doenças ligadas ao coração, são uma das principais causas de morte em Portugal, afetando cerca de 35 mil pessoas, todos os anos. Por essa razão, a consciencialização e pervenção dessas mesmas doenças, tem de começar a ser uma prioridade nas nossas vidas, e a alimentação que praticamos (entre outros fatores) tem um impacto muito significativo nessa questão.

Está provado cientificamente, que cerca de 70% das doenças cardiovasculares, poderiam ser evitadas se os portadores tivessem uma dieta mais equilibrada e nutritiva, composta por alimentos ricos em antioxidantes, gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas e fibras, pois estes nutrientes e gorduras, dão ao nosso coração vitalidade, força e purificam-no.

É claro que temos de aumentar o consumo dos alimentos bons, mas temos de diminuir ou eliminar da nossa alimentação, os alimentos maus, como são o exemplos dos refrigerantes, pizzas, hamburgers, fritos, bolos ou salgados, por exemplo.


E que alimentos são esses?


Batata doce - Os altos de níveis de vitamina B6 presentes na batata doce, auxiliam na redução da homocisteína no corpo. A homocisteína tem sido associada a doenças degenerativas como ataques cardíacos. Também é rica em vitamina C que contribui para a cicatrização de feridas e protege o nosso organismo contra toxinas que podem estar ligadas ao cancro.

Arroz integral - O arroz integral, por ser mais puro, é mais rico em fibras, fibras essas que vão auxiliar na redução do LDL (colestrol mau).

Milho -  Tal como o arroz integral, é rico em fibras que auxiliam na redução de LDL, além disso também rico em magnésio que auxilia no bom ritmo cardíaco, e reduz o risco de morte súbita.

Amendoins - Por ser rico em resveratrol, uma substância encontrada também no vinho tinto, e que também auxilia na redução dos níveis de LDL, o amendoim é ótimo para prevenir doenças cardíacas, cancro e arterosclorose, pois também é rico em gorduras monoinsaturadas.

Pera - Por ser rica em fibras, a pera é boa para a redução de LDL e é um ótimo controlador da glicose no sangue, mas atenção, é importante consumi-la com casca e tudo (ok, menos o caroço).

Frango - Rico em vitamina B6, o frango ajuda a manter os níveis de homocisteína baixos, pois se os níveis deste composto estiverem altos, podem causar danos às paredes dos vasos sanguíneos.

Aveia - A aveia é rica em fibras betaglucanas, responsáveis pela baixa absorção de "colesterol mau" e de triglicerídeos, protegendo assim o sistema cardiovascular.

Abacate - O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas, que são gorduras boas para o funcionamento e manutenção dos vasos sanguíneos.

Lentilhas verdes - As lentilhas verdes ajudas na redução de LDL e ajudam a baixar a insulina e a glicose plasmática, estabilizando o açúcar no sangue.


É também importante referir, que mais alimentos que fazem bem ao coração, mas eu quiz referir os que considerei menos óbvios. A forma de ingestão dos mesmos deve ser feita de forma a que estes não percam os seus sucos naturais e nutrientes presentes, podendo assim, serem cozinhados de forma rápida e com confeções que envolvam líquido, como no forno, ou em guisados ou cozidos. Isto deve-se ao facto do nosso coração ser um músculo que necessita de humidade para esta bem, por isso é que naturalmente, este está banhado com sangue. Se nós não o "humedecer-mos", ele vai começar a funcionar menos bem.
Sempre que possível, optem também por adquirir alimentos biológicos e naturais, e evitem os enlatados e processados, pois devido aos processos por que passam, acabam por perder uma percentagem de nutrientes, importantes ao bom funcionamento do nosso organismo.

You May Also Like

0 comentários. Clique aqui para comentar!