Vais viajar? Então este artigo é para ti!
Bem sei que estamos no final de Agosto, e a maior parte dos portugueses já foi de férias, e está agora a regressar ao trabalho, mas sei também que muitos de vocês, aproveitam o final de Agosto e início de Setembro para irem de férias, longe da confusão e stress que se vive todos os anos nesta altura.
Assim sendo, se só agora vais de férias, há uma lista básica de medicamentos que deves ter em conta na tua bolsa de emergência, para prevenir percalços e fazer com que possas aproveitar as tuas férias ao máximo.
NÁUSEAS E VÓMITOS
(Dimenidrinato)
É um medicamento de venda livre e pertence à classe dos anti-histamínicos.
JET LAG
(Melatonina 2mg)
A melatonina não é um medicamento específico para o jet lag, mas, por norma, é utilizado para tratar insónias de curto prazo. Requer receita médica.
PICADAS DE INSETOS E ALIVIO DE QUEIMADURAS SOLARES
(Dimetindeno)
O dimetindeno é um medicamento de venda livre, que tem como função aliviar o prurido das picadas de insetos e irritações, no caso de queimaduras, incluindo as solares, e tem um efeito anestésico local.
IRRITAÇÃO OU SECURA OCULAR
Há diversos produtos no mercado para este fim, mas posso destacar o colírio de água de Hamamelis, gotas de lecitina de soja, vitamina A ou E e hialuronato de sódio. O melhor será saberem com o vosso farmacêutico, qual a melhor opção para vocês.
EVITAR PICADAS DE INSETOS
A melhor maneira de evitar ser picado por um inseto, é utilizar um repelente. Estes devem ser utilizados, sempre que exista possibilidade de picada, viagens a países tropicais e no caso de alergia conhecida a insetos. Para este efeito temos pulseiras replentes, enriquecidas com óleos essencias, que são uma ótima ferramenta para crianças; para grávidas, pessoas de pele sensível e crianças muito pequenas, existem sprays e roll-ons, com óleos de eucaliptos; e existem também medicamentos de aplicação tópica, como é o caso do DEET.
ENFARTAMENTO
(Antiácidos)
Existem diversos tipos de antiácidos no mercado, de venda livre, e o objetivo deste tipo de medicamentos, é neutralizar a acidez do conteúdo gástrico, aliviando a dor. Servem para aliviar dores de estômago, azia e/ou enfartamento.
DESIDRATAÇÃO
(Pós de preparação extemporânea ou líquidos prontos)
Estes são líquidos de venda livre, ricos em eletrólitos (cloreto de sódio e de potássio) e glicose, que são indicados para a prevenção de desidratação, consequentes de diarreias agudas e vómitos.
ANALGÉSICOS E ANTIPIRÉTICOS
Devem ser utilizados em caso de dor e/ou febre, mas nunca mais de 10 dias seguidos (em caso de dor) ou 3 dias seguidos (em caso de febre).
LAXANTES
Utilizam-se em casos de obstipação, aumentando o volume das fezes, tornando-as mais moles pela absorção de água ou estimulando-as ao provocar uma irritação nas paredes do intestino. O seu uso deve ser interrompido no caso de não sentir melhoras ou piorar no prazo de 5 dias, assim como se houver diarreia ou dor abdominal.
ANTIDIARREICOS
Ao contrário do anterior, este tem a função principal de travar a diarreia e a desidratação associada a ela. Não deve ser usada mais que 2 dias seguidos, nem em caso de febre, sangue nas fezes e patologias inflamatórias no intestino, como a colite. Deve surtir efeito no máximo de 48 horas, caso não aconteça, deve suspender a sua toma e consultar um médico.
NOTA: No caso da viagem ser feita de avião, informa-te primeiro com a companhia aérea, sobre o que é necessário ter para poder transportar estes medicamentos na mala, pois cada companhia tem regras diferentes, e não queres correr o risco de chegar ao aeroporto e ter de deixar lá todos os teus medicamentos, por não cumprires um regra básica.
Espero que este artigo tenha sido útil e que te possa ajudar a desfrutar das tuas férias da melhor maneira,
Adriana Silva.
0 comentários. Clique aqui para comentar!